segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pesquisa do Datafolha gera polêmica

O Instituto Datafolha divulgou o resultado de uma pesquisa sobre os tamanhos das torcidas. Não sabemos se foram poucos entrevistados, se o número de entrevistados foi desproporcional com relação aos estados/municípios ou se foi mera coincidência, mas é impossível acreditar que o resultado reflita a realidade.

Na pesquisa, a torcida do Bahêa aparece empatada com a do Fluminense, da Portuguesa e do Vitória da Bahia.

Com relação ao Fluminense, é discutível, mas é de conhecimento de todos que as torcidas da Lusa e do Leão não se aproximam nem um milímetro da do Bahia.

O torcida do Bahia é a quinta maior da cidade de São Paulo, município sede da Lusa e, consequentemente, lugar onde a equipe tem uma torcida expressiva (ou não...). O Bahia está atrás de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, deixando a equipe rubro-verde na sexta colocação. Se a torcida do Bahia é superior à da Portuguesa na própria cidade da equipe, como o Esquadrão pode estar empatado com ela no Brasil inteiro? O Bahia tem torcidas expressivas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, além de Salvador, enquanto a Lusa só consegue ter uma torcida expressiva em São Paulo, e mesmo assim sendo menor que a do Bahia.

Quanto ao Vitória da Bahia, não é preciso nem comentar.

Veja a nota oficial publicada no site do Bahia:
"Apesar de respeitar o Instituto Datafolha, organização ligada ao Grupo Folha, a diretoria do Esporte Clube Bahia sente-se na obrigação de contestar a última pesquisa sobre os tamanhos das torcidas brasileiras, na qual a torcida tricolor aparece na 12ª colocação, com apenas 1% dos entrevistados declarando-se torcedores do Esquadrão de Aço.
Segundo a pesquisa do Datafolha, a torcida do Bahia estaria empatada com as da Portuguesa-SP e a do Vitória-BA, o que evidentemente todos sabem que não seria possível e nem mesmo as torcidas da Lusa e do rubro-negro baiano acreditam nesta hipotése.
Entendemos que cada pesquisa e instituto têm os seus critérios e métodos de aferimento, mas fica impossível considerar plausível este resultado, já que temos outros inúmeros indicadores que comprovam a imensidão da Nação Tricolor. “ Esta pesquisa não reflete a realidade do tamanho da torcida do Bahia e não podemos levá-la em consideração. Em 2011, tivemos a segunda melhor média de público da Série A, em 2012, ficamos em quinto. Também tivemos o maior índice de crescimento em venda de pay per view. Estes são apenas dois indicadores da força da torcida do Bahia, que é reconhecida em todo o Brasil”, comentou o Presidente Marcelo Guimarães Filho.
O Esporte Clube Bahia espera que o Datafolha aprofunde os seus métodos de pesquisa na próxima vez em que for abordar este tema, para que o resultado não fique tão longe da realidade, o que acaba arranhando a imagem e credibilidade desta nobre instituição."

Nenhum comentário:

Postar um comentário